Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Rio intensifica fiscalização da Lei Seca

Fim de ano já é sinônimo de intensificação da Lei Seca, o que tem se mostrado eficaz na redução dos acidentes e conscientização dos motoristas. Um bom exemplo é o estado do Rio de Janeiro, onde 1.232 motoristas passaram pelo bafômetro somente entre a noite de terça-feira (24) e a madrugada de quarta (25). Isso significa que 69% mais multas foram aplicadas com relação ao mesmo período do ano passado. E a fiscalização continua rigorosa também para o Reveillón.


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Álcool e direção, não!

Sempre quando se aproximam as festas de fim de ano, os compromissos aparecem aos montes: happy hours, revelação de amigo secreto, confraternização da empresa e, claro, as festas de Natal e Reveillón. Essa é uma época em que se bebe mais e com mais frequência. Um prato cheio para ser pego na Lei Seca. Por isso, é preciso cuidado.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Jeito taxista de ser

Não basta ter só o carro para ser taxista. E nem ter toda a documentação necessária. A profissão requer habilidades que não são para qualquer um. Ter facilidade com rotas e caminhos, conhecer bem a cidade, ser sempre educado com o passageiro e muito mais! Afinal, profissional que quer crescer precisa ser o melhor. Portanto, veja algumas características do jeito taxista de ser. 


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Pegando carona em um pouco de história

Hoje em dia é tão comum entrar em um táxi que poucas pessoas param para pensar em quando eles surgiram. A história do serviço propriamente dito, com o ato de cobrar a corrida, começou com a invenção do taxímetro e das taxas cobradas. Porém, o serviço de transporte de pessoas de um ponto a outro existe desde que a civilização começou a se expandir numerosamente e concentrar-se em grandes cidades.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O que é preciso para ser taxista?

Seja por pressa, por buscar conforto ou por querer chegar logo em algum lugar: ser usuário de táxi é realidade para muitos de nós. E, agora, com a temporada de verão chegando e Copa do Mundo em 2014, ser taxista pode ser um ótimo negócio. No entanto, o que é preciso para entrar na profissão? Afinal, não basta só ter o veículo.


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Concessão de taxi como herança varia de município

 
A concessão de taxi funciona como uma licença para que o veículo circule na cidade, com placa vermelha e taxímetro. Essa permissão fica em nome do titular do veículo. Houve um projeto de lei no começo de 2013 que defendia o direito do titular de deixar a concessão de herança para a família. O projeto foi aprovado pelo congresso, mas vetado pela presidente Dilma,  que entendeu que os municípios tem autonomia na legislação do trânsito.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Com 3 mil cadastrados, aplicativo renova serviço de táxi em Porto Alegre

A chiadeira do rádio e os bips do GPS se tornaram ferramentas de trabalho arcaicas para o taxista porto-alegrense Felipe Benites, 32 anos. Entusiasta dos aplicativos de celular, ele os usa para embarcar jovens baladeiros durante as noites de trabalho. O sistema de rádio fica em segundo plano. Com aumento de 50% no rendimento diário, ele fala em abandonar a cooperativa e ficar apenas mobile.

Feriado = diversão = Vou de táxi

Melhor que um feriado é um feriado prolongado, concorda? Dia 15 de novembro é dia da Proclamação da República e cairá bem em uma sexta-feira, fazendo a alegria de muitos – ainda mais daqueles que estão loucos para se divertir com os amigos ou os que querem descansar por três dias seguidos.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Como funcionam os táxis acessíveis?

Você já sabe que os táxis acessíveis são destinados aos cadeirantes e pessoas com difícil locomoção, para que tenham uma viagem segura e sem transtornos, certo?! Mas conhece todas as suas especificações? E quando um táxi é considerado adaptado?

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Perguntas Frequentes

O serviço de táxi parece simples, não é?! É só chamar um, entrar, dizer para onde vai e pronto. Mas os usuários ainda têm muitas dúvidas. Pensando nisso, esclarecemos as mais comuns. Confira!


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mobilidade Urbana

Você sabe o que é Mobilidade Urbana? Um tema muito discutido, mas que nem todas as pessoas entendem. Chama-se de Mobilidade Urbana o que uma cidade oferece com relação ao transporte. De maneira simples, é como os cidadãos se locomovem dentro do espaço urbano.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Serviços de táxi

Os serviços de táxi, além de trazer mais praticidade e conforto aos passageiros, são uma maneira de transporte acessível à quase todos. Autorizados pelos Conselhos Nacionais de Transporte, os taxistas são pessoas habilitadas a exercer a profissão e são os DETRAN´S que licenciam veículos particulares ou o aluguel de um.

Os municípios brasileiros diversificam os táxis por cores, como o branco em São Paulo e o amarelo no Rio de Janeiro. Já os serviços de táxi são diversificados em modalidades, tais como táxi luxo, táxi especial, táxi comum, táxi comum-rádio, táxi-lotação, táxi mirim e moto-táxi. Quase todos utilizam o taxímetro e, neste caso, este é previamente aferido e calcula a tarifa a partir do somatório da tarifa inicial, também conhecida como bandeirada: tarifa métrica ou horária.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quando usar táxi?

A praticidade de se ter um táxi sempre a mão, onde quer que se esteja, nos dá praticidade e comodidade a qualquer momento. Com urgência ou não, sendo inesperado ou já planejado, o serviço de taxi está à todo momento a nossa disposição e com os apps para chamadas ficou mais rápido e prático chegar onde se deseja.



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Carro ou Táxi?

IPVA, combustível, estacionamento e por aí vai: manter um carro custa caro. Ainda mais nas grandes cidades. Uma pesquisa apontou São Paulo como a segunda cidade mais cara no mundo para se ter um veículo. Então, qual a solução?

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de S. Paulo, o valor gasto anualmente para trafegar por cerca de 5.500 km com carro particular é de, aproximadamente, R$ 17.300. Essa conta inclui uma média de gastos com combustível e taxas, como inspeção, seguro e estacionamento. A depreciação do veículo também está inclusa.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Praticidade para taxistas

Usar o táxi como meio de transporte diário está cada dia mais caindo no gosto das pessoas. Isso porque, além do conforto oferecido durante o trajeto, chamar um veículo ficou mais cômodo e prático para os usuários de smartphones. Mas, tem algo que muita gente esquece: como a popularização de aplicativo para chamar táxi mudou a vida dos taxistas? Afinal, com a violência aumentando nas grandes cidades, não é tão seguro ficar parado no ponto esperando os passageiros ou circulando por aí até alguém fizer sinal para iniciar a corrida.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conhecendo a Lei Seca

O grande número de mortes ocorridas no trânsito em decorrência do uso de bebidas alcoólicas por motoristas levou o Governo Federal a criar a tão temida Lei Seca, em 2008. Um dos principais objetivos foi alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção e, assim, diminuir o número de acidentes de trânsito. Para isso, a lei proíbe o uso do álcool ao dirigir e também a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Estacionar está cada vez mais difícil e caro


Atualmente, encontrar um lugar para estacionar o carro nas grandes cidades sem pagar nada está difícil. Tanto que o número de reclamações por parte dos motoristas é cada vez maior. Eles são obrigados a recorrer aos caros estacionamentos privados, a não tão barata Zona Azul ou ficar a mercê de um flanelinha clandestino.

Segundo pesquisa do DIÁRIO/ipespe com donos de automóveis de São Paulo, 85% dos entrevistados reclamam da falta de vagas gratuitas nas ruas da capital paulista. Muitos deles deixam o carro em casa justamente por conta dessa dificuldade. Quanto aos que arriscam, 70% preferem deixar o veículo em estacionamentos, 8% na Zona Azul e 17% procuram lugares onde não é preciso pagar.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Táxi na ponta dos dedos

Quem vive em cidade grande sabe que, além da vida corrida, a falta de tempo nos persegue. Ter que pegar ônibus todos os dias e enfrentar o trânsito são coisas que já nos fazem começar o dia cansados, antes mesmo de chegar ao trabalho.

É por isso que um aplicativo para chamar táxi facilita tanto a vida e economiza o tão precioso tempo. Hoje, já não é mais preciso ficar na rua acenando até algum táxi decidir parar para você.