Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Perguntas Frequentes

O serviço de táxi parece simples, não é?! É só chamar um, entrar, dizer para onde vai e pronto. Mas os usuários ainda têm muitas dúvidas. Pensando nisso, esclarecemos as mais comuns. Confira!



O que é o valor no taxímetro quando entro no veículo?
Chamado de bandeirada, esse é o valor inicial da tarifa definido pelo DTP (Departamento de Transportes Públicos), da prefeitura, e variam de acordo com a categoria e cidade.

Qual a diferença entre bandeira 1 e bandeira 2?
Bandeira 1 ou Bandeira 2 são os valores que constam no taxímetro logo quando se entra no táxi. A mais usada é a bandeira 1, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h. A bandeira 2 é acionada quando há fatores que justifiquem o acréscimo no valor da corrida, que é de 30% em cima da Bandeira 1. Ela funciona de segunda a sábado, das 20h às 6h, e domingos e feriados o dia todo.

Se no meio da corrida o horário da bandeira muda de 1 para 2, o passageiro paga até o fim bandeira 1 ou o valor da corrida custará proporcional ao tempo e distância realizados em cada horário correspondente à bandeira?
O taxista deve mudar a bandeira durante a corrida, quando ocorrer a mudança do horário da vigência de tarifa. O valor pago será o equivalente ao trecho percorrido em bandeira 1, somado ao percorrido em bandeira 2.

O taxista pode cobrar mais se mudar de município?

Sim, nas viagens intermunicipais é cobrado um acréscimo de 50% sobre o valor total marcado no taxímetro.

Se o taxista se perder no caminho e estender a viagem mais do que o necessário, o passageiro precisa pagar o valor integral da corrida?Se ficar comprovado que a falha foi do condutor ele deverá conceder o desconto no valor da corrida, correspondente ao acréscimo decorrente da sua falha. Caso o passageiro se sinta prejudicado pelo serviço prestado, poderá fazer sua reclamação no SAC do DTP (Departamento de Transportes Públicos).

Quando um passageiro solicita um táxi em uma região sem ruas pavimentadas, o taxista é obrigado a aceitar a viagem? Qual bandeira será aplicada?
O táxi é um serviço destinado à população e se o cliente precisa ir para um local distante, onde existem ruas não pavimentadas, este taxista deveria ir sem contestar. Entretanto, vale o bom senso.

O que é um táxi adaptado ou acessível? Como posso reconhecer um?
É um serviço no transporte de pessoas com mobilidade reduzida, como os cadeirantes. Os taxistas são treinados para lhe dar com os equipamentos auxiliar o passageiro. Ao chamar um táxi com o aplicativo iCab2go, você tem a opção de escolher o tipo de táxi que você deseja.

O táxi acessível possui tarifa mais alta?
Não, o valor da tarifa é igual ao de um táxi comum.

Se precisar usar o porta-malas é cobrado um adicional?
Sim, é cobrado um adicional correspondente ao valor da bandeira 1. Deficientes e idosos são isentos dessa taxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário