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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como funciona o taxímetro?

Ao entrar em um táxi, impossível não notar o taxímetro – ou ficar olhando para ele no decorrer da corrida para ver o valor a ser pago. No entanto, muita gente não sabe como ele funciona. É importante, tanto para o taxista quanto para o passageiro, conhecer como acontece essa cobrança. 

O aparelho, que fica no painel, mede números, valores e distâncias e calcula quanto será gasto na viajem. Ele é o instrumento de medição usado pela Metrologia Legal como base do serviço dos taxistas. É com essa Metrologia Legal que o Estado verifica a credibilidade dos produtos utilizados para medir padrões indicados pelas normas, com o objetivo de proteger consumidor. Por isso, esses aparelhos oficiais de medida, como balanças, bombas e taxímetros, são tão importantes.

Pouca gente sabe, mas essa invenção já tem mais de um século de idade. Ele surgiu em em 1891, quando ainda se usavam as carruagens de aluguel. O engenheiro alemão Wilhelm Bruhn criou um contador para evitar que os cocheiros cobrassem valores absurdos pelas viagens.

O princípio de funcionamento do taxímetro é básico: identificar quando o veículo está parado ou andando e acrescentar um valor para cada uma das situações. Ou seja, o valor total será proporcional à distância percorrida e ao tempo parado no trânsito.

No momento em que o passageiro entra no táxi, ele começa a contagem do valor que será cobrado no final. Embutido no equipamento existe um microprocessador que identifica se o carro está parado ou andando. Com esses dados, esse microprocessador adiciona no visor a chamada 'tarifa inicial'. Este microprocessador fica conectado ao odômetro do carro (peça que calcula a quilometragem percorrida), que recebe pulsos elétricos enquanto o carro está em movimento. Conforme o carro vai percorrendo mais quilômetros, o valor é adicionado à soma do taxímetro. Dependendo do dia e da hora, cobra-se a bandeira 1 ou bandeira 2 por km rodado.



Mesmo com o taxi parado, a contagem continua, mas é menor. A conta final é a soma de todos os fatores citados acima, proporcional à distância rodada e o tempo parado.

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