Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tudo parado

Muitas vezes, quando pegamos táxi nos horários de pico do trânsito, temos duas opções pela frente. O taxista, geralmente, sugere um caminho que é mais longo, mas que não tem engarrafamento. A outra opção é encarar o caminho mais curto e aguentar a fila de carros parados. Das duas maneiras, o taxímetro está rodando, contando quanto você vai gastar. Mas, qual será que vale mais a pena? Qual trajeto é mais benéfico para você, para o seu bolso? A revista Mundo Estranho fez uma simulação para responder essas questões. 



São Paulo, por exemplo, é a maior cidade da América do Sul e tem trânsito lento praticamente todos os dias. Seu maior congestionamento registrado pela CET (Companhia de Engenharia de Trafego) foi de 309 quilômetros de lentidão, em 2013. No entanto, quem mora na capital sabe que nem é preciso a CET para perceber que sempre tem muito carro rodando.

Na hora do rush, vias como a Avenida dos Bandeirantes e a Marginal Pinheiros chegam a ficar completamente paradas. Ninguém tem muita paciência de ficar estacado no trânsito e é por isso que muitos motoristas trocam de caminho, mesmo sendo um mais longo que o outro.

O que sai mais barato: o caminho longo e livre ou outro, curto e com trânsito?
Essa foi a pergunta da revista Mundo Estranho. A simulação indicou duas situações:

- Se os dois caminhos (o livre e o congestionado) tiverem ambos a mesma distância, 10 km por exemplo, é sempre melhor ir pelo caminho livre. Afinal, como mostramos, o taxímetro conta tanto a distância percorrida quanto o tempo parado.

- Agora, supondo que o caminho alternativo seja maior que o original, tudo depende de quanto tempo se passaria preso no trânsito. A publicação supôs um caminho curto de 10 km e um longo de 15 km. Nesse cenário, depois de cerca de 20 minutos parado, o trajeto congestionado, ainda que curto, custaria mais que o outro.


Vou de Táxi, todo mundo sabe
Longo ou curto, indo de táxi, o caminho é bem melhor. Nossa dica é aproveitar o tempo para ler, conversar com os amigos no telefone, relaxar! Assim, o dia fica melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário