Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Serviços de táxi

Os serviços de táxi, além de trazer mais praticidade e conforto aos passageiros, são uma maneira de transporte acessível à quase todos. Autorizados pelos Conselhos Nacionais de Transporte, os taxistas são pessoas habilitadas a exercer a profissão e são os DETRAN´S que licenciam veículos particulares ou o aluguel de um.

Os municípios brasileiros diversificam os táxis por cores, como o branco em São Paulo e o amarelo no Rio de Janeiro. Já os serviços de táxi são diversificados em modalidades, tais como táxi luxo, táxi especial, táxi comum, táxi comum-rádio, táxi-lotação, táxi mirim e moto-táxi. Quase todos utilizam o taxímetro e, neste caso, este é previamente aferido e calcula a tarifa a partir do somatório da tarifa inicial, também conhecida como bandeirada: tarifa métrica ou horária.
A tarifa métrica mais utilizada é a bandeira 1; a bandeira 2 costuma ser acionada quando há fatores que justifiquem um acréscimo no valor da corrida (horário noturno, estrada de terra, etc).

A cidade de São Paulo agrega o maior número de táxis do Brasil, com aproximadamente 33 mil táxis, dos quais cerca de quatro mil são táxis de frotas, que são de propriedade de empresas.

Os serviços de táxi nas grandes capitais do Brasil e do mundo ganham a cada dia inovações e melhorias, tanto no que diz respeito ao táxi, ao taxista ou como ele recebe o pedido de taxi. A prova disso são modelos de carros com cabines de segurança, táxis elétricos, blindados, os que possuem cadastro com aplicativos de chamadas e até aqueles que se transformam em dormitórios e muitos outros.

A evolução do táxi é impulsionada não apenas pelas inovações automobilísticas, mas também por necessidades específicas e os números crescentes da violência. Os novos serviços oferecidos trazem acesso à internet, motoristas bilíngue, e uma infinidade de serviços complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário