Páginas

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Álcool e direção, não!

Sempre quando se aproximam as festas de fim de ano, os compromissos aparecem aos montes: happy hours, revelação de amigo secreto, confraternização da empresa e, claro, as festas de Natal e Reveillón. Essa é uma época em que se bebe mais e com mais frequência. Um prato cheio para ser pego na Lei Seca. Por isso, é preciso cuidado.




O álcool, quando ingerido e levado a corrente sanguínea, leva a pessoa a um rápido estado de euforia e desinibição, enquanto seus movimentos e reflexos são retardados. Por esse motivo, em 2013, houve o endurecimento da Lei Seca. Com o limite de álcool não podendo ultrapassar os 0,5mg no organismo, qualquer motorista que fosse acusado pelo teste do bafômetro como 'embriagado' deve pagar uma multa no valor de R$ 1.915,30 e ter a carteira de motorista suspensa por um ano.

Pelo índice ser rigoroso, essa lei é tida como sendo de tolerância zero e indica que ingerir álcool em qualquer quantidade pode deixar o motorista sujeito a nova legislação. Isso quer dizer que, além de tudo citado acima, o motorista ainda é indiciado por crime, com pena de seis meses a três anos de prisão.

Essa restrição maior da lei não é para menos. Só de 2012 para 2013, 1.716 pessoas foram multadas pela Lei, 976 a mais que no ano anterior, um aumento de 133%. Dessas pessoas, quase a metade foi para a prisão. Pior que o transtorno, é colocar a sua vida e a de outros em risco. A cada ano, o país gasta cerca de 22 Bilhões de reais em acidentes nas grandes rodovias. E destes, a maior parte se deu por embriaguez ao volante.

Brincar com álcool e direção nunca é bom, pois significa brincar com outras vidas também. Por isso, a dica mais preciosa de todas é: deixe o carro em casa! A Vou de Táxi está aí para momentos como esse: você aproveita a festa como quiser e, quando quiser ir embora, é só chamar o táxi pelo nosso aplicativo. Rápido, prático e seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário