Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conhecendo a Lei Seca

O grande número de mortes ocorridas no trânsito em decorrência do uso de bebidas alcoólicas por motoristas levou o Governo Federal a criar a tão temida Lei Seca, em 2008. Um dos principais objetivos foi alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção e, assim, diminuir o número de acidentes de trânsito. Para isso, a lei proíbe o uso do álcool ao dirigir e também a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias.


No início de 2013, a Lei Seca se tornou ainda mais rigorosa. Integrantes do Governo concluíram que a violência de trânsito no Brasil ainda apresentava um alto número. Por ano, ocorrem pelo menos 35 mil mortes em decorrência desses acidentes. Por isso, a fiscalização da embriaguez ao volante foi endurecida. O valor da multa aplicada foi multiplicado por dois, passando para R$ 1.915,40 – o que ainda pode dobrar em caso de reincidência em 12 meses. No caso de ser pego, o motorista tem a habilitação e veículo recolhidos.

Com a mudança nas regras da Lei, o limite para que o condutor não seja multado passa de 0,1 miligramas de álcool para 0,05. Como método de comprovação, os já conhecidos bafômetro e exame de sangue.

Para quem se recusa a fazer o teste do bafômetro também há punição. Nesse caso, as consequências são o pagamento de uma multa de R$957 e a suspensão da carteira de habilitação por cinco dias. Só na eventualidade de o policial, convencido da embriaguez do motorista, decidir testemunhar contra ele é que o prazo de suspensão da habilitação pode subir para um ano.

O Rio de Janeiro é o estado campeão em fugir do bafômetro. De 2009 até hoje, mais de 40 mil motoristas abordados em blitz da Lei Seca no estado se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

Em São Paulo, 138 motoristas são presos todo fim de semana por embriaguez no volante - um aumento de 200% em comparação com 2012. Outros 611 motoristas são multados. A Lei Seca mais rigorosa ajudou a diminuir o número de acidentes de trânsito. Em comparação com 2012, o número de feridos em acidentes caiu 57%.



Por tudo isso, nossa dica é: não arrisque e vá de iCab2go!

Nenhum comentário:

Postar um comentário