A invenção do Reiquixó, carro de duas rodas puxado por um só homem, foi o primeiro passo para os táxis atuais. Era um serviço exclusivo das elites que viviam nas principais cidades da Antiguidade, que possuíam escravos pessoais para puxar esses carros. Em Roma, ainda existiam as liteiras, suportes de madeira carregados nos ombros de dois ou quatro escravos, com uma cadeira no alto para levar qualquer um que solicitasse o serviço – pagando o preço estipulado pelo amo dos escravos.
Naquela época, já existam carros com rodas, puxados a cavalo. Mas as ruas eram cheias de gente, de forma que era difícil se locomover com espaçosos veículos. As carruagens de tração animal começaram a ser mais utilizadas na Idade Média e, no Renascentismo, foram aprimoradas com desenhos, cortinas e todo o luxo disponível. Em Londres, surgiram as primeiras “Carruagens de aluguel”, que fizeram tanto sucesso como símbolo de status que as ruas londrinas paravam. Surgem aí os primeiros engarrafamentos, e, para contornar a situação, o governo da época decidiu limitar o número de transportes que circulariam na cidade. Nesse período, os veículos eram de vários tipos e jeitos, mas sempre movidos por tração animal.

Em 1896, surge o primeiro táxi motorizado, na Alemanha. No ano seguinte, uma empresa – também alemã – criou uma frota que apresentavam um novo aparelho: taxímetro. Nos anos seguintes, a implantação dos táxis no modelo alemão foi generalizada e, em 1907, todos os carros de aluguel de Paris foram obrigados, por lei, a ter taxímetros.
Antes da Primeira Guerra Mundial, todas as grandes cidades europeias e americanas tinham serviço de táxis legais e pintados com esquemas de cores diferentes – como conhecemos hoje. Atualmente, o sistema funciona quase da mesma forma, com muitas alterações, como o rádio, o ar condicionado, a máquina de cartão de crédito, ou mais ousado: alguns deles possuem até wi-fi.
Quer saber outra coisa que mudou? A forma de pedir o táxi. Se antes era preciso marcar com antecedência ou esperar um bom tempo para que o carro chegasse, agora é só abrir o app Vou de Táxi e chamar o seu com poucos cliques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário