Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O que é preciso para ser taxista?

Seja por pressa, por buscar conforto ou por querer chegar logo em algum lugar: ser usuário de táxi é realidade para muitos de nós. E, agora, com a temporada de verão chegando e Copa do Mundo em 2014, ser taxista pode ser um ótimo negócio. No entanto, o que é preciso para entrar na profissão? Afinal, não basta só ter o veículo.



Em 2011, o Governo Federal regulamentou a profissão taxista, através da Lei 12.468. Ela afirma que o profissional da área deve portar carteira de habilitação nas categorias B (carro de passeio), C (caminhões de pequeno porte) , D ou E (caminhões de grande porte e ônibus). E não é só isso: é necessário que o carro esteja sempre em ordem e higienizado, os documentos do carro e a CNH em dia. Alguns municípios exigem também que seja feito um curso preparatório, junto à secretaria de transporte, mediante o pagamento de uma taxa.

É o caso de São Paulo, onde esse curso é ministrado por escolas autorizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Depois, o motorista entra com o pedido para retirar o Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (Condutax), que é um cadastro pessoal e intransferível que habilita a exercer essa atividade.

O próximo passo é adquirir uma concessão (ou “alvará”, termo usado apenas na cidade de São Paulo) para legalizar o veículo que será usado. E, claro, baixar o app Vou de Táxi para aproveitar ainda mais as vantagens da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário