Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Táxis em POA terão nova legislação

Não é só no Rio de Janeiro que algumas regras para táxis vão mudar. Ainda em pauta e discussão, Porto Alegre prepara uma nova lei para os taxistas. Ela prevê mudanças como a ampliação no período de cobrança da bandeira 2 e instalação de GPS nos veículos.




A lei, que deve ser sancionada em fevereiro, está ainda em processo de redação pela Câmara dos Vereadores. Ela prevê que os taxistas trafeguem com bandeira 2 à partir das 20h de segunda a sexta-feira, e desde às 15h, nos sábados (atualmente o valor sobre de segunda à sábado, a partir das 22h). Domingos, segundo a nova lei, o valor mais alto valerá em período integral, bem como nos feriados.

A intenção com a medida é incentivar os taxistas a trabalharem nesses horários e, assim, aumentar a quantidade de veículos circulando. Isso porque uma das maiores reclamações dos usuários é a dificuldade em conseguir um táxi durante a noite. A prefeitura ainda entende que o aumento na arrecadação vai ajudar os taxistas a custearem o GPS, que deverá ser instalado obrigatoriamente. Para o uso desses equipamentos, a prefeitura garante que os gastos não ultrapassarão a margem de 17 bandeiras, algo equivalente a R$ 72,00.

Essas medidas são parecidas com as tomadas no Rio de Janeiro, ainda nas primeiras semanas do ano. Assim que a lei for sancionada em Porto Alegre, a prefeitura da cidade lançará um edital de adequação para a frota, de atualmente quase quatro mil veículos. A expectativa é a de que, até o fim de março ou começo de abril, os veículos recebam monitoramento em tempo real.

O Sintaxi, Sindicato Dos Taxistas de Porto Alegre, é favorável ao monitoramento, mas contra o pagamento do aparelho pelos permissionários, pois a ampliação de cobrança da bandeira 2 era reivindicação para o aumento do salário dos trabalhadores, coisa que não irá mais ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário